sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quem não se sente…

Carlos Reis, coordenador dos novos Programas de Português do Ensino Básico escreve hoje no jornal PÚBLICO sobre a formação inicial dos professores de Língua Portuguesa e Português, os programas, a terminologia linguística e a avaliação dos professores... Às tantas, pergunta: “Com o devido respeito, formulo uma pergunta que talvez pareça provocatória: os professores de Português sabem português com a profundidade que se exige a quem ensina? Estudaram devidamente o idioma, a sua história, os seus cambiantes socioletais e as suas variações geolinguísticas? Dominam a gramática da língua e a sua terminologia? Conhecem os escritores que têm feito do português um grande idioma de cultura? Leram Sá de Miranda, Herculano, Camilo, Cesário Verde, Machado de Assis, Carlos de Oliveira, Agustina ou Luandino Vieira? Distinguem-nos dos pífios escritores da moda “consagrados” em livros escolares pouco criteriosos? Dispõem de instrumentos e de disposição para indagações linguísticas e literárias que vão além das banais ferramentas da Internet? As perguntas são embaraçosas, mas têm que ser feitas, mesmo sabendo-se que há exceções ao que temo seja a regra.”

Nota: Tive conhecimento deste extracto do artigo de opinião de Carlos Reis através do blogue Educar em Português.

Comentário:

Se Carlos Reis temia ser regra a ideia que faz dos Professores de Língua Portuguesa/ Português, por que razão aceitou coordenar os novos Programas de Português do Ensino Básico? Se tivermos em conta as suas dúvidas, os docentes serão incapazes de aplicar os novos programas, pelo que terá andado a perder o seu tempo… Triste figura faz este Professor Universitário ao colocar-se num nível superior a toda esta “ralé” que existe nas escolas portuguesas!...

Um Professor de tanto gabarito deveria saber que quando o verbo ter exprime o sentido de “dever”, “obrigação” a preposição que o rege é de (“As perguntas são embaraçosas, mas têm que ser feitas…”). Qualquer gramática modesta ensina isto…

Um Professor de Língua Portuguesa

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