domingo, 28 de agosto de 2011

O saber deste docente tem um preço…

Docente ganha 251 euros/hora

Um professor da Escola Secundária António Nobre, no Porto, que acumula funções no colégio privado Ellen Key ganha 251,41 euros por hora. O valor é permitido por lei, que apenas limita o número de horas a acumular.

O docente está nos quadros da Secundária e é, há alguns anos, director pedagógico no colégio Ellen Key. Para acumular as funções, teve de pedir autorização ao Ministério da Educação, que obteve. Também cumpre o limite de horas (cujo máximo é seis). Mas o que choca as federações sindicais é o montante que recebe do colégio, um dos estabelecimentos que tem contrato de associação.

É muito elevado, mas sabemos que há uma diversidade de valores na remuneração. Cada escola é que decide. Preferimos sempre que o ensino privado seja feito por professores próprios em vez de terem de recorrer ao público. Entendemos que a acumulação só deve ser feita em casos extraordinários”, diz João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional da Educação.

Não deixa de ser um valor no mínimo obsceno. É necessário que, no futuro, os professores com mais anos de serviço que tenham redução do tempo lectivo no ensino público não passem a acumular esse horário no privado”, alertou Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais.

Correio da Manhã

Nenhum comentário: