segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TV é central na sociedade

Felisbela Lopes, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UM), afirma que a televisão é a “principal fonte da população portuguesa”, do ponto de vista informativo. Isto demonstra o “papel importantíssimo” que a televisão desempenha junto da sociedade, revelando-se um meio com “enorme centralidade” tanto junto das pessoas como dos próprios media.

Televisão tem “responsabilidade enorme”

Segundo a também investigadora, o poder de agendamento e a actualidade noticiosa característicos da televisão ampliam a sua importância e impõem-lhe uma “responsabilidade enorme”. O surgimento de novas tecnologias retira, de acordo com a docente, espaço à televisão. “As novas tecnologias, como a Internet, multiplicam lugares de informação”, refere.

Felisbela Lopes adianta que a televisão “tem de saber multiplicar esses lugares”, pondo-se a par dos novos meios de informação.
Quando questionada sobre o possível papel educativo da televisão, Felisbela Lopes afirma não ser apologista dessa visão. O dever da televisão, diz, é o de “informar com rigor”.

E acrescenta: “não devemos olhar os media com intuitos educativos, o seu fim primeiro não é educar”. A docente, cuja tese de doutoramento versa sobre a televisão, prefere olhar o carácter educativo da televisão como uma consequência do seu rigor e não como um objectivo principal.

(+)

Correio do Minho

Nenhum comentário: