segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Porto Editora lança «Vocabulário da Língua Portuguesa»

A Porto Editora acaba de lançar no mercado a obra Vocabulário da Língua Portuguesa, sob a orientação científica do Professor Malaca Casteleiro. Na apresentação da referida obra, a editora nortenha refere o seguinte, escrevendo segundo as normas do novo Acordo Ortográfico:

«O Vocabulário da Língua Portuguesa, editado pela Porto Editora, é uma obra lexicográfica de referência, única no panorama nacional, que constituirá certamente um instrumento indispensável de consulta e de esclarecimento das dúvidas levantadas pela aplicação do novo Acordo Ortográfico. O trabalho que permitiu a elaboração deste Vocabulário é fruto do grandioso esforço de uma dedicada equipa de lexicógrafos e especialistas, que contou com excepcionais meios técnicos e humanos e foi possível graças a uma qualificada nomenclatura, reunida ao longo de anos de investigação da língua portuguesa.

Para a realização deste projeto arrojado, a Porto Editora contou com a assessoria do Sr. Prof. Doutor João Malaca Casteleiro, nas mãos de quem tem estado, desde o início, a concretização dos aspetos conceptuais e operativos do novo Acordo Ortográfico.

Com a publicação do Vocabulário da Língua Portuguesa a Porto Editora dá assim o seu contributo para a criação de um vocabulário ortográfico da variedade europeia e assume, uma vez mais, o papel determinante que tem desempenhado ao longo dos anos na área da investigação linguística e da publicação de obras de carácter lexicográfico em Portugal.»

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

orientação científica de João Malaca Casteleiro

Preço de Capa: EUR 69,00
Preço Especial Professor: EUR 62,10

Em síntese, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora apresenta:

● mais de 180 000 vocábulos representativos do vasto património lexical da língua portuguesa

● mais de 5000 vocábulos próprios do português do Brasil, bem como africanismos e asiaticismos

● mais de 800 palavras da norma galega do português

● mais de 12 500 nomes próprios de pessoas portuguesas e lusófonas

● cerca de 8500 topónimos, incluindo termos geográficos relevantes da história mundial

● anexo com cerca de 2000 palavras estrangeiras de uso corrente não adaptadas ao português com identificação da língua de origem

● mais de 1500 abreviaturas e símbolos mais usados na língua portuguesa

● mais de 2500 elementos de formação de palavras.

Nenhum comentário: