sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Triunfo dos Porcos

Hoje proporcionei aos alunos de uma das minhas Turmas de 7.º Ano uma aula diferente: o visionamento de um filme. E saí da aula com a sensação de que a minha opção tinha resultado.

Quando ontem pensava na maneira de ocupar os alunos, que só tinham o 1.º bloco de aulas, pois a seguir haveria lugar a actividades de encerramento do período lectivo, pensei em várias actividades, entre elas uma lúdica, para aplicação de conteúdos programáticos. Mas de repente veio-me à ideia este filme em desenhos animados, de grande qualidade. E então resolvi mesmo levá-lo para o apresentar aos alunos.

O mais difícil foi conseguir reproduzi-lo. Tentei de diversos modos, mas nada resultava. Pedi ajuda aos alunos, mas nenhum conseguiu ultrapassar a dificuldade. Recorri à providencial ajuda de um colega de TIC, que em poucos minutos criou as condições para o visionamento do filme.

Baseada na obra «O Triunfo dos Porcos» de George Orwell, esta animação conta a história de um grupo de animais que se revoltam contra o seu dono, que os tratava com crueldade, expulsando-o da quinta, e acabam por ser novamente escravizados, desta vez por um porco sem escrúpulos, Napoleão, cujo lema é «todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros».

Os alunos, habitualmente irrequietos e bastante faladores, mantiveram-se sossegados enquanto assistiram à projecção do filme, seguindo interessadamente o desenrolar da história.

No final, disse-lhes que há na Biblioteca Escolar o livro que serviu de base ao guião do filme, o qual pode ser requisitado para leitura domiciliária… É claro que um dos objectivos da actividade realizada era motivá-los para a leitura! Daqui por algum tempo saberei os resultados. Aguardemos, portanto, por boas notícias.

Acrescento que esta obra de George Orwell é uma das minhas predilectas, acompanhando-me há décadas, desde que a li, em versão inglesa, quando frequentava o Curso Complementar dos Liceus, no Liceu Nacional de Rodrigues de Freitas, no Porto. Já a li várias vezes ao longo da minha vida. Aliás tenho quase pronto um resumo alargado da mesma obra, que colocarei aqui oportunamente.

Nenhum comentário: