segunda-feira, 3 de maio de 2010

Qual é a chave para mudar a Educação em Portugal?

― Para si, qual a chave para mudar a educação em Portugal?

Julgo que será fundamental uma espécie de regresso das designadas “Artes Liberais”, permitindo o regresso indispensável de uma composição disciplinar fulcral que garanta a formação e incorporação de uma visão de fundo aos saberes em aquisição durante o percurso escolar dos alunos. Portanto, julgo ser indispensável, para esse, efeito haver coragem política e governamental de modo a apostar em paradigmas sociais, económicos, culturais e educativos substancialmente distintos dos vigentes na actualidade, abdicando do exageradamente tecnológico em prol das promissoras estratégias interdisciplinares, nas quais as humanidades funcionam como o sustentáculo da reflexão e do pensamento.

― Qual o papel reservado aos professores nessa mudança?

Aos professores caberá, certamente, o desenvolvimento contínuo de uma sensível habilidade e ciência para aproximar e conferir sentido aos diferentes ramos do saber, enriquecendo, deste modo, as suas práticas pedagógicas e a aprendizagem dos seus alunos.

Correio da Educação ASA n.º 361 ― 16.04.2010

Comentário:

Para quem ensina a língua portuguesa, deve investigar bastante mais, para não cometer os erros que aparecem nesta entrevista. Por outro lado, é dever de qualquer publicação corrigir aquilo que um entrevistado diz de modo incorrecto. Eu que já fui jornalista, costumava fazer isso, quando recolhia informação e lá apareciam uns erros que não devem ser transcritos… Infelizmente os jornais e outras publicações actualmente deixam passar isto com relativa frequência. Até parece que não há correctores…

Um comentário:

Jonh disse...

Antes de mais, os meus parabéns pelo blog. Visito várias vezes.

Não sou de Português, e por isso peço desculpa pela minha ignorância. Contudo, gosto imenso de aprender.

No texto (entrevista) transcrito, apenas vejo um erro: "para esse, efeito "; não deveria ter a vírgula. Está a referir-se a isto ou existe algum outro erro de sintaxe?