segunda-feira, 3 de maio de 2010

Google fotografa Cabeceiras


Um carro da Google anda neste momento a fotografar as ruas da vila de Cabeceiras, com imagens tridimensionais, fotografias que serão disponibilizadas depois na Internet, através da ferramenta Street View.

Cruzei-me há cerca de meia hora com uma viatura vermelha, que chama à atenção pelo facto de ter colocado no tejadilho um objecto em forma de cruz. Trata-se de várias máquinas fotográficas estrategicamente colocadas para apanharem diferentes ângulos.

Seguir-se-á uma longa e minuciosa tarefa de tratamento das imagens para que, no final, na visão de 360º disponibilizada, não se perceba que se trata de fotografias sobrepostas. E também por questões de privacidade: só são fotografados locais públicos, mas é preciso desfocar as caras das pessoas e as matrículas dos carros.

Apesar destes cuidados e de as imagens não serem disponibilizadas em tempo real ― só ficam disponíveis cerca de oito meses depois de captadas ― a nova ferramenta do Google, já disponível em vários países, tem sido muito questionada quanto ao respeito pela privacidade.

Nenhum comentário: