segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

OPINIÃO > João César das Neves: «O desastre do Estado-educador»

Portugal é um país extraordinário, cheio de sucessos e coisas excelentes. Devemos amá-lo muito, até porque tanta gente diz mal dele. Mas por vezes é difícil não desanimar face aos disparates. Acaba de ser publicado um livro que mostra como o Estado viola repetidamente a lei e corrompe a liberdade num dos campos mais decisivos para o desenvolvimento.

Sobre os direitos fundamentais de educação. Crítica ao monopólio estatal da rede escolar (Universidade Católica Editora, 2009), do professor Mário Pinto, trata da liberdade de educação. Os pais têm o direito de escolher a educação dos filhos e o Poder tem de lhes dar os meios para isso. Este valor está garantido na Constituição da República e repetidamente assegurado na lei. Mas tais piedosos propósitos pouco têm a ver com a realidade.

Sabia que, por exemplo, o Estado tem a obrigação de “promover progressivamente o acesso às escolas particulares em condições de igualdade com as públicas”? (art. 4.º g) D-L 553/80 de 21 Nov.). A não ser que a palavra “progressivamente” signifique “nunca”, a lei é flagrantemente desrespeitada.

(Continua…)

Fonte: Diário de Notícias

Nenhum comentário: