sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lixo tóxico britânico está a ser despejado em África

Bastou um pequeno dispositivo de localização por satélite para resolver o mistério. Um velho aparelho de televisão “armadilhado” com um GPS foi abandonado propositadamente numa lixeira britânica. Alguns dias depois a carcaça electrónica dava sinais de vida: estava em Lagos, capital da Nigéria, onde homens, mulheres e crianças esventram todo o tipo de lixo tecnológico oriundo da Europa e da Ásia, à mercê de substâncias como o cádmio, o chumbo e o mercúrio.

Centenas de milhares de lares europeus produzem todos os meses várias toneladas de lixo tóxico e de despojos electrónicos que, de acordo com as leis ambientais da União Europeia, deverão ser tratados por empresas adequadas.

Mas aquilo que a cadeia de televisão Sky, o jornal “The Independent” e a Greepeace mostraram foi uma realidade muito diferente. Televisores, computadores e todo o tipo de lixo electrónico é despejado sem controlo nas lixeiras britânicas, muito do qual é metido em contentores e despachado para África, acabando em bairros de lata da Nigéria e do Gana, a céu aberto.

A televisão em questão, equipada com um dispositivo de localização por satélite, foi deixada num centro de reciclagem de Basingstoke (a sudoeste de Londres), gerida pelas autoridades do condado de Hampshire. “De acordo com as leis de protecção ambiental, o aparelho deveria ter sido classificado como perigoso e nunca deveria ter saído do Reino Unido”, escreve o “The Independent”.

(Continua…)

Fonte: PÚBLICO

Nenhum comentário: