quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Professores de Português propõem soluções

Exames Nacionais

Professores de Português querem mais horas de aulas e menos alunos por Turma

A presidente da Associação de Professores de Português lamentou hoje que a média das notas do 12.º ano continuem baixas nesta disciplina, defendendo um aumento da carga horária e uma redução de alunos por turma.

Apesar de sublinhar que as notas da segunda fase de exames foram melhores do que na primeira fase, Edviges Antunes Ferreira lamenta que o Português continue a ser “descurado”.

“Oitenta por cento dos alunos que chegam à faculdade são do ramo científico. Logicamente dão muito mais importância à Matemática, à Física, à Biologia até porque há testes intermédios destas disciplinas”, referiu à Lusa.

“Os alunos descuram efectivamente o Português. Pensam que como é a língua materna, não é preciso estudar e os resultados estão à vista”, acrescentou.

O número de disciplinas com médias negativas nos exames de segunda fase quase duplicou de 2010 para 2011. Este ano houve médias negativas em onze disciplinas, incluindo Português e Matemática, mais cinco do que no ano passado.

Para a responsável da Associação de Professores de Português, é preciso alterar algumas coisas para conseguir melhor desempenho dos alunos naquela disciplina.

Por um lado, “o aumento da carga horária”, defendeu, lembrando que “isso já foi feito no básico mas ainda não chegou ao secundário”.

No ensino secundário só existem “dois blocos de 90 minutos [por semana] da língua materna enquanto outras disciplinas — matemática, história, geografia, economia — têm 3 blocos. Torna-se difícil o professor testar todas as competências”, justificou.

A segunda medida necessária é a redução do número de alunos por cada turma.

“O facto de haver turmas com 28/30 alunos torna extremamente difícil treinar a oralidade e a escrita”.

Medidas que Edviges Antunes Ferreira quer apresentar ao Governo, tendo a associação pedido já uma audiência com o ministro da Educação, Nuno Crato.

A disciplina de Português, uma das que teve mais exames na segunda fase, comparecendo cerca de 32 mil alunos, teve uma taxa de reprovações de 12 por cento, mais um ponto que o ano passado, mantendo uma média negativa.

Diário de Notícias

Um comentário:

Vasco disse...

Sim, concordo! Vamos acabar com todas outras disciplinas e dar tudo ao portugues e matematica. Depois quero ver qual sera a soluçao para os maus resultados...