sexta-feira, 29 de julho de 2011

MEC apresentou aos sindicatos os princípios que enformam o novo sistema de ADD

EDUCAÇÃO

Professores vão poder optar pela melhor classificação

por Lusa

O novo modelo de avaliação dos professores permitirá aos docentes optar pela melhor classificação obtida num dos ciclos já realizados, para não serem prejudicados pelo modelo actual, informou hoje o Ministério da Educação.

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, reuniu-se hoje com os sindicatos do sector e apresentou-lhes sete princípios gerais de proposta de novo modelo de avaliação dos docentes. Ao sair da reunião, o dirigente da Federação Nacional da Educação (FNE), uma das principais estruturas sindicais dos professores, disse aos jornalistas que o ministro se comprometeu a apresentar propostas concretas até 12 de Agosto.

Numa nota entregue aos jornalistas, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) diz querer “iniciar tranquilamente o novo ano lectivo com um novo modelo de avaliação aprovado em que os professores, directores de escola e Ministério, se revejam”.

Entre os princípios hoje divulgados, o MEC garante que “ninguém será prejudicado” pelo modelo actual, já que, no final do primeiro ciclo de avaliação com o novo modelo, os docentes poderão optar pela classificação que mais lhes convier, entre as notas obtidas nos ciclos já realizados.

Por outro lado, o Ministério de Nuno Crato responde a algumas das críticas apontadas pelos sindicatos ao modelo anterior e garante que o modelo será desburocratizado, os avaliadores terão de pertencer a um escalão superior ao dos avaliados e as aulas observadas serão efetuadas por docentes do mesmo grupo disciplinar, mas exteriores à escola do professor avaliado.

Promete também mexer nos ciclos de avaliação, que serão mais longos, coincidindo com a duração dos escalões da carreira docente, e manifesta a intenção de valorizar as componentes científica e pedagógica, “tendo em vista a melhoria dos resultados escolares”.

O estabelecimento de um quadro objectivo de isenções de avaliação para situações concretas e um sistema expedito para os recursos são outros princípios hoje apresentados.

Diário de Notícias

Nenhum comentário: