domingo, 10 de julho de 2011

Envelhecimento é uma “ameaça global” de “difícil resolução”

O envelhecimento da população é uma “ameaça global” que atingirá também os países em vias de desenvolvimento, um problema de “difícil resolução” devido à ausência de uma aposta no crescimento sustentável, alertam especialistas.

A conjugação de uma quebra no número de nascimentos com o aumento da esperança de vida nos países mais desenvolvidos resultou na predominância de pessoas com mais idade, uma situação que está no centro das preocupações dos especialistas na área, mas também dos políticos.

As medidas de apoio à natalidade avançadas por alguns países não parecem estar a conseguir resultados e a sociedade mantém a dificuldade em lidar com os seus idosos.

A propósito do Dia Mundial da População, que se assinala na segunda-feira, a presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Maria Filomena Mendes, referiu o envelhecimento da população como “uma ameaça global” que já não abrange só os países industrializados.

A transição demográfica dos países em vias de desenvolvimento “tem sido tão rápida e tem mostrado que efectivamente os níveis de envelhecimento vão ser nos próximos anos de grande preocupação”, apontou a especialista.

Para já, “temos uma população muito jovem ainda nestes países, mas que rapidamente tenderá também a atingir idades mais avançadas e a proporção de idosos nessas populações vai aumentar imenso nos próximos anos”.

()

Jornal de Notícias

Nenhum comentário: