domingo, 8 de março de 2009

Será isto bom jornalismo?

O Diário de Notícias titula hoje na 1.ª página: «Fraca adesão ao protesto de professores». O título remete para a página 13, onde podemos ler: «Adesão dos professores ao cordão humano aquém das expectativas».

Percebe-se a intenção do referido jornal, mas escusava de dar tanto nas vistas… Este órgão de informação defende há muito tempo os pontos de vista da equipa do Ministério da Educação (por isso é bafejado com publicidade em determinadas ocasiões…).

Este tipo de títulos apenas diminui a credibilidade do jornal, mas os seus responsáveis lá saberão o que procuram…

O dever de um jornal é relatar os acontecimentos com o máximo de objectividade possível, sem tomar partido. Ora a escolha dos títulos acima referidos evidencia precisamente o contrário, o mesmo acontecendo com alguns editoriais assinados pela direcção, como podemos verificar na edição de hoje.

Não será por acaso que a crise já bate à porta da imprensa… Para os leitores se interessarem por um qualquer jornal, ele terá de dar mostras de ser credível. Se apenas pretende tirar partido de uma certa conjuntura, depois terá como leitores aqueles de que elogia as virtudes…

Quando escolhemos deliberadamente um caminho, depois não nos devemos queixar…

Nenhum comentário: