terça-feira, 31 de março de 2009

"Diminuição de faltas corresponde a mais aprendizagem", afirma presidente do Conselho das Escolas

O número de faltas justificadas e injustificadas dos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário caiu mais de 22 por cento no primeiro período do actual ano lectivo, quando comparado com o período homólogo, segundo dados do Ministério da Educação.

“O desafio que importa superar é o de saber até que ponto estas presenças correspondem a uma melhoria de aprendizagens. Essa é a questão fundamental neste momento”, disse à agência Lusa Álvaro Almeida dos Santos.

O presidente do Conselho das Escolas entende igualmente que “os números reflectem o trabalho que tem sido desenvolvido dentro das escolas”, bem como o da aplicação de “medidas correctivas” para os alunos faltosos, nomeadamente com a obrigação de apresentação de trabalhos.

Álvaro Almeida dos Santos é da opinião de que “começa a emergir uma maior consciencialização da importância da formação e da escolarização dos indivíduos”.

Por outro lado, entende que a diminuição do número de faltas corresponde a uma “maior diversificação curricular”, capaz de motivar mais alunos.

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Fonte: Diário de Notícias

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