sábado, 25 de outubro de 2008

Relógios devem ser atrasados 1 hora na próxima madrugada

A hora de Inverno chega domingo de madrugada a Portugal continental com os relógios a atrasarem 60 minutos às 02h00, proporcionando mais uma hora de sono, mas causando pequenas perturbações nas crianças devido a alterações de ritmos.

A pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, disse à Lusa que a mudança para a hora de Inverno, apesar de trazer vantagens, como o amanhecer mais cedo, «que vem compensar o anoitecer antecipado, não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais».

De acordo com esta médica, estas alterações verificam-se sobretudo no «horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar».

A pediatra adverte que se as crianças forem «forçadas subitamente a seguirem um novo horário» podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.

Por esta razão, Rosa Gouveia aconselha que a transição da hora se dê de forma progressiva «recuando» os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual.

Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, que disse à Lusa que apenas alguns docentes, contactados por si, denotam um «dispersamento ligeiramente maior» nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora.

Redacção/Lusa

Diário do Minho Ano LXXXIX | N.º 28297

| SEXTA-FEIRA | 24 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: