quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ANP propõe suspensão do modelo de avaliação de desempenho dos professores

A Direcção Nacional da Associação Nacional de Professores tornou pública, ontem, a sua posição acerca da Avaliação do Desempenho Docente. Eis alguns extractos:

Pretendia-se que o novo regime de avaliação de desempenho dos professores promovesse e premiasse o mérito e valorizasse a actividade lectiva, a melhoria do resultado dos alunos e da qualidade das aprendizagens. A realidade que se vivehoje nas escolas evidencia, claramente, que a complexa operacionalização dum modelo burocrático está a desviar gravemente os professores da sua tarefa deeducar e ensinar. Situação esta que tenderá a agravar-se exponencialmente nossegundo e terceiro períodos, aquando da aplicação integral e extensiva do modelo.

A Associação Nacional de Professores perante este quadro tão preocupante, em que a quase totalidade das energias dos professores e das escolas é colocada ao serviço da dimensão administrativa, em detrimento das dimensões científica e pedagógica, sente-se na obrigação moral e ética de alertar a opinião pública em geral, e os pais e encarregados de educação em particular, para esse facto, deixando bem claro, mais uma vez, que o prejuízo da actividade lectiva daí decorrente terá graves implicações no sucesso dos alunos.

A Associação Nacional de Professores, consciente da sua responsabilidade pública no plano da Educação, ponderando o sentir dos professores, as recomendações do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores e o parecer dos seus departamentos de especialidade,

Propõe ao Ministério da Educação

A suspensão, no imediato, da aplicação do modelo de avaliação de desempenho dos professores e que sejam desencadeados, no decurso do corrente ano escolar, processos que conduzam à construção e apropriação pelos docentes de um modelo de avaliação realmente centrado na melhoria da acção pedagógica docente e das aprendizagens dos alunos.


E incentiva todos os docentes

A assumirem, unidos, numa clara demonstração do seu elevado sentido ético e deontológico, a defesa de uma real melhoria da qualidade da educação em prol do sucesso dos seus alunos, e do prestígio e reconhecimento da sua profissão.

(Texto integral)

Nenhum comentário: