quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Terá sido a última inauguração da Ministra da Educação?

Ministra da Educação inaugura centro escolar e diz que não sabe se fica no Governo

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse esta quarta-feira que em quatro anos e meio Portugal passou a ter “mais alunos, menos abandono, melhores resultados e melhores escolas”. Lurdes Rodrigues ainda não sabe se fica no governo.

Questionada pelos jornalistas sobre o balanço que faz dos quatro anos e meio que passou à frente da pasta da Educação, a governante acrescentou que deixa também “escolas novas e mais de 400 centros escolares em construção ou já aprovados, mais estabilidade para os professores, escola a tempo inteiro, cursos profissionais e centros de novas oportunidades”.

A ministra recusou, no entanto, responder quando lhe perguntaram se fará parte do novo Governo. Questionada ainda sobre os melhores resultados dos alunos do ensino privado nos exames nacionais, a Ministra disse que este tipo de comparações é um método de avaliação das escolas “limitado”.

Temos hoje melhores resultados no ensino básico, mais alunos no sistema, muitos deles conquistados ao abandono escolar e que já estavam fora da escolaridade obrigatória e mais alunos a entrar no ensino superior”, afirmou.

Maria de Lurdes Rodrigues defendeu que as listas que ordenam as escolas segundo os resultados dos alunos nos exames são insuficientes para se fazer a avaliação da política educativa e, sobretudo, do trabalho dos estabelecimentos de ensino porque não levam em conta vários indicadores que considera importantes, como os projectos de cada escola ou a participação de alunos em concursos de informática, física ou matemática.

Os rankings encerram, apenas, uma seriação com base em alguns exames”, assinalou, referindo ainda que entre a primeira e a 14.º escola de uma lista, por exemplo, há apenas uma diferença de algumas décimas.

[+]

SIC

Nenhum comentário: