domingo, 22 de maio de 2011

Novas Oportunidades: a encenação socialista com mais figurantes

O projecto Novas Oportunidades foi gizado pelo primeiro Governo de José Sócrates para fazer crescer estatisticamente o nível de formação académica dos Portugueses. Só em publicidade, têm sido gastos milhares (ou milhões?) de euros. EM termos concretos, o que adiantou? Há mais pessoas “diplomadas” com o 6.º, o 9.º ou o 12.º ano, sem queimar as pestanas.

É um método muito fácil, para quem se deixa iludir que assim melhorará, como por milagre, a sua vida profissional. Toda a gente sabe o que se passa, mas os olhos vão sendo fechados a um estratagema que o Governo detém para amealhar muitos votos…

O PSD levantou a questão, mas logo a seguir Pedro Passos Coelho parece ter-se arrependido de o ter feito. Logo a seguir, Sócrates arregimentou os seus vassalos e encenou um espectáculo, com muitas emoções à mistura, como convém nestas coisas, para tornar a coisa mais verosímil… E há sempre pessoas disponíveis para participar seja em que encenação for!

Embora este assunto deva ser discutido, a oportunidade para o fazer foi mal escolhida pelo PSD, como ficou provado. Esta não era a altura indicada para o fazer. Ou tinham levantado a questão há muito tempo, ou então guardavam o assunto para mais tarde, depois de realizadas as eleições. Se perguntarmos a quem gizou este projecto e a quem beneficia dele se estão satisfeitos com o mesmo, a resposta já sabemos qual será…

Apesar de toda a propaganda, o número de pessoas “diplomadas” pelo projecto das Novas Oportunidades continua aquém dos objectivos traçados inicialmente. Nenhum resultado prático ficará desta certificação de competências em massa, a não ser o aumento da auto-estima de algumas pessoas, como a avaliação externa (bem paga) já demonstrou. O que esta certificação efectivamente materializa é apenas fazer render alguns conhecimentos que as pessoas já possuem. O Governo ficará satisfeito, os formandos também… Mas nenhuma melhoria se notará no País, excepto no campo estatístico. Números é o que é preciso, nem que seja apenas para enganar incautos!...

Até quando seguirá este regabofe?

Nenhum comentário: