terça-feira, 17 de maio de 2011

Anunciado vencedor do Grande Prémio de Conto da APE

Associação Portuguesa de Escritores

A. M. Pires Cabral vence Grande Prémio de Conto da APE

17.05.2011 — 14:33 Por PÚBLICO

O escritor A.M. Pires de Cabral venceu o Grande Prémio de Conto “Camilo Castelo Branco”, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra “O Porco de Erimanto”, anunciou esta terça-feira a organização.

O júri constituído por Afonso Cruz, José António Gomes e Serafina Martins, com a coordenação de Fernando Miguel Bernardes destacou a “arquitectura dos enredos, a capacidade de jogar com a perspectiva do narrador, a diversidade dos registos linguísticos (do erudito ao mais coloquial e até ao escatológico) e o trabalho de apuro estilístico do texto” de A.M. Pires.

A exploração do absurdo e o sentido de humor constituem dois outros traços marcantes de uma colectânea que se distingue pela sua unidade e equilíbrio internos e pela cultura literária evidenciada pelo Autor”, escreveu o júri em comunicado.

O Prémio, no valor de 7500 euros, é entregue anualmente pela Associação Portuguesa de Escritores e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, tendo já distinguido escritores como Mário de Carvalho, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz.

A data da cerimónia de entrega do prémio ainda não foi divulgada.

António Manuel Pires de Cabral, mais conhecido como A.M. Pires Cabral, nasceu em 1941 em Chacim, Macedo de Cavaleiros. É licenciado em Filologia Germânica, e em 1983 venceu o Prémio Círculo de Leitores com o romance “Sancirilo”.

Em 2006 foi distinguido com o Prémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus.

Publicou poesia, teatro, romance, conto, ensaio e crítica, destacando-se as obras “Algures a Nordeste” (1974), “Solo Arável” (1976), “Sancirilo” (1983), “Desta Água Beberei” (1999), “Memórias de Caça” (1987) e “O Homem que Vendeu a Cabeça” (1987).

Para saber mais:

Grémio Literário Vila-Realense

Nenhum comentário: