Estudantes estrangeiros já são 10% nas universidades
por Andreia Félix Coelho e Margarida Davim
Em muitas universidades portuguesas, o número de alunos estrangeiros já ronda os 10%. São jovens que vêm à procura de propinas mais baixas, da experiência de viver fora do seu país, mas também de ensino de qualidade.
O mestrado em Gestão da Universidade Nova de Lisboa é um dos exemplos disso. Está no topo do ranking do jornal Financial Times desde 2005 e atrai estudantes de todo o mundo, incluindo alemães e noruegueses.
A tendência está a levar a que, em muitos cursos, as aulas já sejam dadas quase exclusivamente em Inglês e levou a que a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa criasse versões em árabe e russo do seu site.
Mas a grande maioria dos que vêem estudar para Portugal são brasileiros, que encontram nas universidades portuguesas uma forma de concluir o ensino superior gastando menos dinheiro.
Em Universidades como a de Aveiro, a do Minho, a Técnica de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova, também em Lisboa, são já o maior grupo de estudantes estrangeiros.
andreia.coelho@sol.pt e margarida.davim@sol.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário