segunda-feira, 1 de março de 2010

Sócrates assegura que Educação é «questão central»

José Sócrates lembrou que a Educação «garante igualdade de oportunidades» e assinalou o êxito alcançado pela ministra da Educação na «negociação com os sindicatos».

O secretário-geral do PS reiterou, este sábado, que a «questão da Educação é e sempre foi uma questão vital da agenda política», que «garante igualdade de oportunidades e o sucesso económico» do país.

Num encontro com professores militantes do seu partido e com estruturas sectoriais de educação do PS, José Sócrates falou do apreço do partido pela ministra da Educação e assinalou o «êxito político notável da negociação com os sindicatos» feita por Isabel Alçada.

No Porto, Sócrates falou ainda sobre a recuperação do ensino profissional, a alteração do modelo de gestão de escolas, a melhoria da acção social escolar, a modernização tecnológica, o alargamento da escolaridade até ao 12.º ano e a requalificação das escolas.

Perante os docentes, o líder socialista mostrou-se orgulhoso de recuperar «com êxito» o ensino profissional e de Portugal se encontrar «na linha da frente» dos países modernizados tecnologicamente ao nível do Ensino.

Sócrates notou ainda «o maior investimento de sempre na educação desde as últimas décadas» feito com as obras de recuperação e renovação do parque escolar.

Outro dos anúncios que foi feito refere-se ao aumento para 80 por cento da comparticipação comunitária na construção de centros escolares «para que as autarquias os construam mais depressa».

O primeiro-ministro garantiu ainda que irá «bonificar esses custos cada vez que uma autarquia introduzir painéis fotovoltaicos para a produção de energia».

Desta forma, Sócrates pretende que «de uma vez por todas Portugal possa ter uma escola do 1.º Ciclo do Básico à altura daquelas que são as responsabilidades de um país desenvolvido».

«O triunfo de Portugal está ligado à educação e à aceitação de que esta é uma prioridade indiscutível para o desenvolvimento económico», concluiu o primeiro-ministro, numa reunião que contou com a presença da ministra da Educação, Isabel Alçada.

Fonte: TSF [27.02.2010]

Nenhum comentário: