O Presidente da República congratulou-se, esta sexta-feira, com «o facto de agora se ter chegado à conclusão» que é preciso rever o Estatuto do Aluno.
Questionado se está preocupado com os casos de violência nas escolas que têm sido conhecidos, o chefe de Estado disse que o tema não pode deixar de o preocupar e recordou o debate que se estabeleceu em torno do Estatuto do Aluno.
«Lembro-me do debate que foi estabelecido à volta do Estatuto do Aluno e congratulo-me com o facto de agora se ter chegado à conclusão que é preciso revê-lo», afirmou Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final de uma visita ao Sport Grupo Sacavenense, que comemora este ano o seu 100.º aniversário.
Por outro lado, acrescentou, é preciso aprender com as «experiências negativas» que de vez em quando são conhecidas sobre violência nas escolas, nomeadamente entre estudantes e de estudantes em relação a professores. «Eu penso que alguma coisa terá que ser feita para combater esta situação», defendeu.
Questionado se concorda com a possibilidade de expulsão dos alunos envolvidos em casos de violência, Cavaco Silva escusou-se a responder, alegando que se trata de uma matéria que terá de ser discutida no «local próprio», ou seja, na Assembleia da República.
«Não quero adiantar absolutamente nada sobre isso», disse, argumentando que se trata de «uma matéria delicada» e que «há quem tenha competência para decidir».
Fonte: TSF [19.03.2010]
Comentário:
Eu também me lembro de que o actual Estatuto do Aluno foi promulgado por Cavaco Silva, assim como outras medidas polémicas e muito contestadas pelos Professores.
Mas ainda bem que Cavaco Silva muda de opinião!…
Depois da aceitação, sem pestanejar, de tudo o que propôs a anterior ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, até causa estranheza esta posição…
Nenhum comentário:
Postar um comentário