segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

OPINIÃO > Maria do Céu Roldão; «O Inverno do nosso descontentamento»

Maria do Céu Roldão publica hoje no Jornal de Notícias um artigo no qual retoma ideias defendidas recentemente no programa de debate "Prós e Contras" da RTP1. A referida criatura, que se intitula professora e formadora de professores, pretenderá com o mesmo lançar o anátema sobre os docentes, acusando-os de não quererem ser avaliados. Não se discute o direito de vir sublinhar a sua opinião. Agora o que é discutível é a oportunidade da publicação do mesmo artigo. Lembremo-nos de que os docentes se preparam para uma greve geral no próximo dia 3 de Dezembro. O Ministério da Educação aplaudirá a iniciativa da Professa Maria do Céu Roldão. Nenhum Professor empenhado na dignificação da sua profissão poderá achar oportuna a publicação daquele artigo. A divulgação deste artigo agora permitirá uma melhor compreensão da ida da Professora Roldão ao programa supracitado. Como se vê, nada acontece por acaso!...

4 comentários:

Anônimo disse...

Ou seja, os professores podem manifestar-se, fazer greve e publicar o que entenderem nos jornais, nos blogues, encher os ouvidos das minhas filhas com "desabafos sobre a avaliação" nas aulas, mas uma pessoa que me parece informada e com vontade de informar não pode manifestar a sua opinião, porque está a soldo do governo?
Poupem-nos! Eu já estive quase convencido de que os professores tinham alguma razão, mas agora vejo que isto é apenas uma guerra política entre partidos.

Anônimo disse...

Muito boa réplica a um artigo descabido no tempo de edição e no seu conteúdo. Força e coragem nas denúncias, Telmo.

Anônimo disse...

Nada nem ninguém é inocente e então como esta senhora que mais parece uma virgem a entrada de um cabaret.

Anônimo disse...

Caro Telmo Bértolo,

Maria do Céu Roldão de quem escarnece em termos menos próprios mas, sobretudo, injustos tem um currículo que em nada de nada se prende à imagem insultuosa que pretende passar e que não pode ficar sem resposta.

Para que conste:

Professora Doutora Maria do Céu Roldão

Maria do Céu trabalha como professora e pesquisadora na Escola de Educação da Universidade Católica de Santarém em Lisboa, Portugal. Durante 18 anos ela trabalhou como professora e formadora de professores nas áreas de história e ciências sociais em escolas primárias. Em 1984 retornou à universidade, passando então a dedicar-se à formação de professores e à pesquisa sobre currículo. Em 1990 ela recebeu o título de Doutora em Currículo e Ensino na Univesidade Simon Fraser, no Canadá. Maria participou de diversos projetos nacionais e internacionais na área curricular e trabalhou como especialista nesta área junto à UNESCO e ao Ministério da Educação Português. O foco atual de seus estudos e pesquisas é a gestão curricular e a formação de professores. No momento, ela está envolvida num projeto que visa articular um currículo nacional por competências de tal modo que a gestão curricular seja mais flexível e contextualizada nas escolas. Outro tema ao qual tem se dedicado a explorar é a relação entre a imaginação e as narrativas. Maria do Céu já publicou inúmeros livros, artigos e e capítulos de livros sobre educação.

As palavras que assinou não lhe ficam bem, não o deixam ficar bem. Ignoro como irá receber este comentário mas pedia-se-lhe mais reflexão e menos emoção.