sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cardeal-patriarca apela ao entendimento na Educação

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, apelou na quarta-feira a sindicatos e Governo para se entendam e resolvam o conflito que se arrasta há meses na Educação, deixando implícita uma crítica ao comportamento de ambas as partes. "Que ninguém ouse transformar este sofrimento em simples arma de luta política, porque na batalha da educação os únicos vencedores têm de ser os vossos filhos", declarou na sua habitual mensagem de Natal.
"Para [os alunos], esta batalha não é a política ou sindical: é a batalha da vida, que eles só vencerão com a generosidade, a competência e a coragem de todos nós", reforçou Policarpo.
Não foi a primeira vez que a Igreja se pronunciou sobre o clima de instabilidade que se vive neste sector, com professores e Ministério da Educação (ME) a travar um braço de ferro que ameaça prolongar-se pelo próximo ano.
Também este mês, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), depois de ter recebido oito das 11 organizações que integram a plataforma sindical dos professores, lamentou o problema e apelou a que a voz dos docentes fosse ouvida. "Tem havido problemas de audição, de ouvir as vozes que gritaram forte e, certamente, não gritaram tanto contra, mas em favor de um melhor projecto de educação", disse então o porta-voz da CEP, Manuel Morjão, numa referência às duas manifestações que juntaram este ano mais de 100 mil professores.
Ontem, citado pela Lusa, Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), concordou com o diagnóstico de D. José Policarpo, mas rejeitou responsabilidades dos sindicatos. "O cardeal-patriarca tem toda a razão quando diz que os únicos vencedores têm de ser os alunos, mas o problema é que o ME só aceita pôr fim ao conflito se for ele o vencedor, esmagando os professores", defendeu Nogueira, lembrando que a contestação extravasa as organizações sindicais. "É quase a totalidade da classe que se sente afrontada pelo ME." (…)

Isabel Leiria
Fonte: PÚBLICO

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