Las fiestas cólgan-se uas nas outras
PÚBLICO 31.08.2008, Amadeu Ferreira
Cul berano, an special Agosto, muita cousa demuda na prainada mirandesa. Agora yá nun ye perciso asperar la fin de la trilha, que era ende pula Nuossa Senhora de Agosto, para refrescar las calores de la segada i sgalrear to la munha que s'antranhou por quantos buraquitos l cuorpo ten. Por esso, las fiestas puoden ampeçar bien cedo i colgar-se uas nas outras cumo un rosairo até fin de berano, sin parar. An muita tierra, l berano ye ua fiesta sin paraige i a las bezes nin un berano chega para tanta fiesta i tanta gana deilha. Yá bai loinge l tiempo an que cada pobo tenie sue fiesta i apuis la mocidade iba a fazer la ronda puls pobos alredror a saber de mais. Purmeiro, fúrun ls dies de fiesta que demudórun para calhar ne l tiempo de benida de ls eimigrantes ou an que l trabalho nun atrabancaba l baile. Apuis, fui la fiesta ourdenada a cuntar cula giente que trabalha noutras tierras pertuesas i tenendo siempre persente l'eideia de que cada beç mais las pessonas ténen mais tiempo i gana para fiestas. Este nuosso tiempo ye tamien claramente un tiempo de balorizaçon de la fiesta, muitas bezes ancubierta ambaixo la palabra turismo.
Nun fui solo l tiempo de la fiesta que demudou ou se ten benido a alhargar, mas ye l'eideia de fiesta que tamien ten benido a demudar i a tener an cunta l sentir de la giente ne ls dies d'hoije. Agora, yá nun ye ralo béren-se fiestas a que nun le corresponde nanhue parte relegiosa, i an todas eilhas las preocupaçones culturales ban a la par cul porgrama de adbertimiento, adonde la música ye reina. Loinge tamien yá queda, pa l mais de la giente, l'edideia de fiesta cumo die de mesa farta até arrebentar, que ls dies yá nun son amargosos cumo inda nun hai muito tiempo. Ye berdade que inda agora ne ls açougues se chega a formar fila, mas esso ye porque la chicha, subretodo an forma de puosta, cuntina a ser l prato por eicelença de fiesta que s'apersente. L que se bei son ls mardomos de cada anho a querer fazer mais do que ls de l anho atrasado, i a las bezes custa a antender adonde se bai a saber de denheiro para tanta cousa. Nada que nun se beia a outros nibles, cumo inda hai poucos dies se passou culs Jogos Oulímpicos an Pequin.
L'eideia de fiesta ten tamien benido a fazer parte, an muitos lhados, de ls nuobos modos de chamar giente i assi dar bida nuoba a sítios adonde las pessonas menos quieren ir. Ye la fiesta a anscrebir-se ne ls cunceitos de turismo i de zambolbimiento, a eisigir ua porgramaçon i eideias para alhá de cada berano i a tener necidade dun pensar nuobo i de struturas de apoio i ourganizaçon cuntinas. Esse ye un bun camino para seguir por alhá, que a algun lhado ha de lhebar. Puode nun dar fruitos dun die pa l outro, mas bai-los dando al modo que haba capacidade para anunciar la fiesta an to l lhado i cun eilha dar le algo de nuobo a las pessonas. Por ua buona fiesta, que bala mesmo la pena, las pessonas ban até la fin de l mundo.
domingo, 31 de agosto de 2008
Crónica em Mirandês
sábado, 30 de agosto de 2008
O regresso à escola
Publicadas as listas de colocação de docentes
É todos os anos a mesma situação. Por esta altura são divulgadas as listas dos professores colocados. Mais uma vez o Ministério da Educação faz demagogia, anunciando a colocação de 125 mil professores, o que não corresponde à verdade. Nesta altura só foram colocados professores contratados e aqueles que concorreram a um destacamento, uma opção que é cada vez mais dificultada. No total, trata-se de poucos milhares, já que o concurso a sério apenas ocorrerá no próximo ano, depois de cumpridos três anos sobre as colocações realizadas no último.
Segundo o jornal Diário de Notícias, O Ministério da Educação divulgou uma nota na qual refere que as escolas já contam com 125 mil professores, número que a tutela considera o necessário para o seu funcionamento. "As colocações que faltam [sic] fazer destinam-se a colmatar necessidades residuais, que todos os anos surgem, fruto da variação do número de alunos e de turmas dos diferentes ciclos e cursos."
Ora a nota do ME apenas se destina a propiciar títulos como o do Jornal de Notícias["125 mil professores colocados (...)"] e também o do PÚBLICO ["Número de professores já colocados nas escolas portuguesas ascende a 125 mil"], acreditando quem lê as parangonas, e está mal informado, que se tratou de um bom trabalho dos responsáveis da Educação.
É caso para dizer que a "Ministério da Propaganda" funciona eficazmente...
A FENPROF já tinha igualmente difundido um comunicado, no qual estimava que o número de professores sem colocação neste ano lectivo se situe entre 35 mil e 40 mil e alerta para a "inaceitável dimensão do desemprego docente" e a "crescente precariedade" no sector.
A mesma organização de Professores programou para a próxima segunda-feira (1 de Setembro), acções de rua em frente aos centros de emprego, com o objectivo de os docentes protestarem contra a "precariedade" que afecta a profissão.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Brasil festeja os 50 anos da «bossa nova»
FOTO: AFP
João Gilberto num concerto em São Paulo em Agosto de 2008
João Gilberto em concerto canta "Garota de Ipanema" com Tom Jobim.
João Gilberto e Tom Jobim cantam "Desafinado".
Médicos franceses eliminam tumores do cérebro através de laser
FOTO: Antoine DEVOUARD/REA
Neurocirurgiões franceses conseguiram destruir metásteses no cérebro com a ajuda de um laser guiado por imagens.
É a primeira vez que isto acontece no Mundo. Uma equipa parisiense dirigida por Alexandre Carpentier, neurocirurgião (Pitié - Salpêtrière Paris), anunciou ontem na revista Neurosurgery ter conseguido destruir tumores no cérebro com metástases com a ajuda de um laser sob controlo de imagens por ressonância magnética (IRM). E tudo aconteceu sem abrir a caixa craniana dos doentes que permaneceram conscientes até ao fim.
'Big Brother' chega aos automóveis
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Educação em França regista mudanças
O próximo ano lectivo assistirá também à supressão de onze mil e duzentos empregos, dos quais oito mil oitocentos e trinta nos "collèges" e nos "lycées".
O Ministério da Educação francês informou que conta compensar as supressões, graças às horas suplementares. É também anunciado um prémio anual de 500 euros, não sujeito a impostos, que será entregue aos professores que efectuem três horas suplementares por semana.
A juntar a isto, foi também anunciado que os 25 000 professores que leccionam pela primeira vez receberão um prémio de entrada na profissão, no valor de 1 500 euros, o qual lhes será pago em Novembro.
Ler artigo no jornal LE MONDE.
Tabaco contém produto muito nocivo
Titeuf reflecte sobre o sentido da vida
Inspecção-Geral de Educação divulga lista de candidatos e a respectiva classificação final
Escolas inglesas ameaçadas com encerramento ou privatização
Já aqui escrevemos que o Governo inglês está a ameaçar as escolas secundárias que não atinjam um determinado nível com o encerramento ou com a privatização.Mais um artigo sobre o assunto, desta vez do jornal THE GUARDIAN.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Portugal ajudou a ganhar 20 medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
'Guerra' de tomates
Conseguirá a nossa economia resistir?
Jogo 'MONOPÓLIO' renova-se e actualiza-se
Ver aqui algumas das alterações do jogo mais popular do Mundo.
PGR vai pronunciar-se sobre a criminalidade
Elogiadas as reformas decididas pelo ME
Comentário:
Caricato é o facto de ser referido que Portugal está entre os poucos países europeus "que levaram a cabo um completo inquérito ao papel dos professores", o qual "conduziu a reformas radicais no seu estatuto e condições de trabalho".
Sou Professor há mais de 20 anos e ninguém me pediu a opinião sobre estes aspectos. Também não conheço ninguém a quem tenha sido pedida tal coisa. Note-se que aquilo que é elogiado são apenas intenções do Governo. A ver vamos se consegue pôr em prática aquilo que tanto é elogiado...
Importa ainda dizer que tal relatório não está disponível em língua portuguesa. Para já, existe apenas em versão inglesa e francesa.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Consumo de heroína torna-se preocupante em França
Televisões exploram ingenuidade alheia
O artigo de Sérgio de Andrade tem plena actualidade e eu concordo com aquilo que ele afirma. Posso até corroborar a opinião do autor com conhecimento de causa.
Na noite de domingo para segunda-feira, como estava sem sono e tinha a televisão ligada, fiz zapping e deparei-me na TVI com um programa que nunca vira antes (“Sempre a Somar”). Por curiosidade, pus-me a seguir a referida emissão. A apresentadora com uma voz melosa incita os telespectadores a participar no concurso e a tentar decifrar a palavra que complete os espaços assinalados com um ponto de interrogação. O mais engraçado é que são inúmeras as soluções possíveis. Liguei para o número que era indicado (760 100 400), cujo custo é também mostrado (60 cêntimos mais IVA). Quando era estabelecida a ligação, ouvia-se uma voz (feminina) dizer “a sua chamada é a número X” e logo a seguir “Tente de novo”. Mas estranho foi o facto de a determinada altura a minha chamada ter sido considerada a n.º 1, quando liguei (propositadamente) já no final de um período de tempo pré-determinado pela apresentadora! Mais estranho ainda foi o facto de a dado passo a apresentadora anunciar “Linha aberta”, período em que pretensamente atenderá todas as chamadas. E aqui é que está o maior logro, porque liguei por duas vezes e deu-me o resultado já esperado, a mesma conversa de sempre: “A sua chamada é a número X. Tente de novo.”
Dá a impressão de estar tudo previamente decidido, com a apresentadora a reconhecer e a tratar pelo nome aqueles cuja chamada telefónica terá sido bafejada pela sorte.
Não haverá nenhuma entidade que fiscalize este tipo de programas das televisões e que as obrigue a ter um mínimo de decência? Se não há, deveria haver! Não é lícito tratar os telespectadores como uns atrasados mentais! Haja mais respeito pelas pessoas!
Eu deliberadamente gastei alguns euros, para testar a seriedade do concurso, mas outras pessoas poderão gastar muito dinheiro, iludidos com a promessa de ganhar facilmente uns milhares de euros.
Infelizmente este género de emissões vai sendo cada vez mais comum nas nossas televisões.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Jovens defendem Linha do Tua
Competências das autarquias em relação à Educação permanecem inalteradas
Educação será prioridade no OE para 2009...
A Educação será uma das apostas fortes do Governo para 2009. De acordo com os ‘plafonds’ preliminares de despesas para o próximo Orçamento de Estado (OE), os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) serão dois dos que beneficiarão de maiores aumentos – tanto para despesas de funcionamento, como para investimento, anuncia o jornal Diário Económico na edição on-line de hoje.
Comentário:
Depois de tantos cortes na Educação, estranha-se este anúncio. Depois de alguns anos de contenção de despesas, este ano e o próximo vão assistir a muitos gastos na área da Educação, nomeadamente no que diz respeito à recuperação de edifícios escolares e ao reforço das verbas para a Acção Social Escolar. É caso para dizer: "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia."
Será isto mera coincidência ou acontece porque o próximo ano assistirá a realização de eleições?... Estará reservada alguma verba para retirar o amianto que existe em muitas
escolas?
Tradição obriga homem a suportar 300 graus
O momento mais peculiar desta tradição acontece quando um homem entra no forno de pão comunitário (Forno da Urgueira), aquecido por lenha a arder durante três dias até atingir os 300 graus, de onde retira uma broa de 70 quilos e a exibe, incólume, ao povo por quem será distribuída.
Ver artigo na edição on-line do Diário de Notícias de hoje
domingo, 24 de agosto de 2008
Telefona a um amigo, se estiveres à rasca no exame
Linha do Tua - Aumentam suspeitas de sabotagem
sábado, 23 de agosto de 2008
Escolas inglesas ameaçadas pelo Governo
Reunir / Reunir-se
Leio num título de um artigo publicado pelo Diário do Minho do passado dia 15 de Agosto que «Cientistas sociais dos PALOP reúnem em Braga» e torço o nariz.
Não é primeira vez que topo erros destes nos jornais. Ora o que deveria ter sido escrito era «Cientistas sociais dos PALOP reúnem-se em Braga». Quem escreveu tal artigo deveria saber que o verbo reunir é transitivo e, por isso, exige complemento directo. Deveria saber também que existe o verbo reunir-se, um verbo de conjugação pronominal reflexa, e que era este que deveria ter utilizado. Na conjugação pronominal reflexa, o pronome se indica que a acção expressa pelo verbo recai sobre o sujeito que a pratica.
É bom saber… É ainda melhor não ver erros como aquele atrás apontado a espalhar-se por aí.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Linha do Tua palco de mais um acidente
Uma composição da empresa Metro de Mirandela descarrilou esta manhã na Linha do Tua, próximo da localidade de Brunheda, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Uma mulher de 47 anos morreu e a maior parte das 50 pessoas que seguiam na composição ficaram feridas.
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, deslocou-se ao local do acidente, tendo afastado liminarmente o cenário de encerramento definitivo da linha. A mesma governante anunciou a suspensão da circulação por tempo indeterminado, de modo a permitir a realização de estudos «capazes de verificar os problemas existentes e garantir a segurança» dos passageiros.
Ana Paula Vitorino considera «estranha» a sucessão de acidentes, pois, não parece haver indícios de deficiências profundas na infra-estrutura.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, afirmou, citado pela RTP, que «o encerramento definitivo é uma hipótese, se não houver segurança na Linha».
O presidente em exercício da Câmara Municipal de Alijó, Adérito Figueira, em declarações à TSF, responsabilizou a Refer pela falta de manutenção da Linha do Tua, sublinhando que, há cerca de 15 dias, técnicos da Refer estiveram no local do acidente a «fazer a manutenção».
Viajavam na automotora ligeira meia centena de passageiros, tendo-se verificado o descarrilamento entre as estações de Brunheda e Tralhão, no sentido da estação de Foz-Tua, cerca das 11h00. A composição havia saído de Mirandela às 9h37. A composição tombou para o seu lado esquerdo, o que atenuou as consequências do acidente, pois do outro lado é o leito do rio.
O que é um facto é que ao longo de mais de 100 anos não se verificaram acidentes dignos de registo naquela linha e agora em cerca de um ano e meio é já o quarto acidente do género.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Morte lenta das cidades
Paulo Morais observa: «A prioridade das políticas da generalidade das câmaras portuguesas não passa pelo espaço público. Os autarcas apenas projectam algumas obras novas para inaugurar em tempo de eleições ou autorizam pequenas reparações urgentes ou casuísticas. Não há planos integrados de manutenção que prevejam – como ditam as regras mais elementares – a reconstrução da rua ao fim de 30 anos, a substituição total de pavimento em cada oito anos, a limpeza periódica das condutas de águas pluviais, ou outras intervenções sistemáticas e estruturantes.»
E conclui no mesmo artigo: «E enquanto estas [as cidades] morrem lentamente, os autarcas preferem ocupar-se a propiciar negociatas aos seus apoiantes e a garantir empregos e tachos a familiares, amigos e militantes do partido. Neste buraco negro, no sorvedouro em que se transformou a política autárquica, parece não haver espaço para cidades sem buracos.»
Estranhamente, este artigo não foi colocado on-line pelo referido jornal... Por que razão? Formule hipóteses, lendo o mesmo artigo...
Nélson Évora conquista medalha de ouro
O atleta do Benfica não defraudou as expectativas dos Portugueses que confiavam no seu valor para conseguir obter mais uma medalha para o nosso País, depois daquela conquistada pela Vanessa Fernandes.
Foto de FABRICE COFFRINI/ AFP
Ver perfil de Nélson Évora aqui.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Recordar é viver
Enid Blyton no coração dos britânicos
Os 2000 adultos abrangidos pela sondagem, encomendada pelos responsáveis do prémio literário Costa Book, colocaram Blyton(1897-1968) no primeiro lugar de uma lista de 50 escritores.
Blyton vendeu mais de 500 milhões de livros em todo o Mundo. Tornou-se famosa, sobretudo graças à série Os Cinco, publicada nos anos 40 e 50 do século passado, tendo servido de modelo a muitos escritores para a infância.
Os protagonistas da série Os Cinco são os irmãos Julian, Dick e Anne, a prima Georgina e o cão desta, Tim, "detectives" em histórias que combinam a aventura e o mistério.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Polémica em França sobre os custos do regresso às aulas
Jogos de vídeo, importantes ferramentas de aprendizagem
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Portugueses mais activos no mês de Agosto...
Não será difícil imaginar que nesta altura as expressões «Je t'aime...» e «I love you...» sejam muito utilizadas...
A actividade física é saudável, desde que não sejam cometidos excessos e uma pessoa não se exponha a perigos e a consequências futuras...
O País está a ficar cada vez mais perigoso
Um artigo de opinião publicado hoje pelo Jornal de Notícias reflecte sobre este assunto.
Quem porfia sempre alcança
Vanessa Fernandes não defraudou as expectativas, tendo conseguido conquistar esta madrugada a primeira medalha para Portugal, ao dar o seu melhor para ver subir a bandeira portuguesa no mastro do estádio onde são realizadas as cerimónias de entrega dos prémios. Ao seu palmarés invejável junta agora a medalha de prata olímpica, fruto do seu esforço numa das modalidades olímpicas mais exigentes, o triatlo. Uma jovem de 22 anos que é um exemplo: nunca desistir e procurar ir sempre mais além.
domingo, 17 de agosto de 2008
Vanessa Fernandes - a nossa esperança
Ver aqui o perfil da atleta do Benfica.
Michael Phelps - o prodígio da natação
Michael Phelps - Click here for more amazing videos
sábado, 16 de agosto de 2008
RTP precisa de rever as regras de acentuação
EDUCAÇÃO Caso da Escola Carolina chega ao fim
Isto não lembrava ao Diabo !...
Inspectores de Educação britânicos estão a enviar cartas aos alunos e aos seus encarregados de educação sobre o actual estado do Ensino, sublinhando que os professores e as escolas não estão a cumprir a sua missão. Os representantes dos docentes não vêem com bons olhos a iniciativa...
Ler a notícia na edição de hoje on-line do jornal britânico THE INDEPENDENT.
Poesia brasileira - Cecília Meireles
Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo; ou isto e aquilo
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se isto ou aquilo.
Cecília Meireles, Ou Isto ou Aquilo
Poesia Brasileira - Francisco Otaviano
Ilusões da Vida
Quem passou pela vida em branca nuvem,
E em plácido repouso adormeceu;
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu,
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.
Francisco Otaviano