quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vírgulas a menos

Há cada vez menos cuidado com aquilo que é publicado. Não sei se será falta de quem saiba rever devidamente aquilo será publicado ou então falta de tempo para fazer esse serviço como deve ser feito. Mas o que causa mais impressão é que essas falhas vão aparecendo mesmo nos títulos de livros. Para ilustrar aquilo que afirmo, aqui fica a prova. Três exemplos escolhidos aleatoriamente.














Ora nestes casos, os títulos dos livros deveriam estar escritos assim: Olá, Mariana;Amo-te, Filha!; Sem Medo, Maria.
Como nos ensina a gramática, o vocativo deverá ser sempre isolado dos outros elementos através de uma vírgula. Uma vírgula marca a diferença. Regra tão simples, mas tão ignorada!...

Numa época em que qualquer pessoa pode publicar aquilo que desejar, desde que tenha dinheiro para satisfazer o seu ego, é lamentável que editoras consagradas mostrem pouca vigilância sobre aquilo que é publicado.
Uma dia resolvi escrever a uma grande editora, a dar conta da minha insatisfação em relação àquilo que acabara de ler, ilustrando a minha carta com exemplos. A resposta foi o silêncio.
E se nós devolvêssemos um livro, quando contém vários erros ortográficos, como um produto defeituoso? Talvez assim as editoras levassem uma lição e procurassem ser mais cuidadosas com aquilo que põem à disposição do público leitor.

Nenhum comentário: