terça-feira, 26 de agosto de 2008

Televisões exploram ingenuidade alheia

Um artigo de opinião de Sérgio de Andrade publicado pelo Jornal de Notícias de hoje discorre sobre determinados concursos apresentados pelas televisões, os quais terão como objectivo explorar a ingenuidade alheia.


O artigo de Sérgio de Andrade tem plena actualidade e eu concordo com aquilo que ele afirma. Posso até corroborar a opinião do autor com conhecimento de causa.

Na noite de domingo para segunda-feira, como estava sem sono e tinha a televisão ligada, fiz zapping e deparei-me na TVI com um programa que nunca vira antes (“Sempre a Somar”). Por curiosidade, pus-me a seguir a referida emissão. A apresentadora com uma voz melosa incita os telespectadores a participar no concurso e a tentar decifrar a palavra que complete os espaços assinalados com um ponto de interrogação. O mais engraçado é que são inúmeras as soluções possíveis. Liguei para o número que era indicado (760 100 400), cujo custo é também mostrado (60 cêntimos mais IVA). Quando era estabelecida a ligação, ouvia-se uma voz (feminina) dizer “a sua chamada é a número X” e logo a seguir “Tente de novo”. Mas estranho foi o facto de a determinada altura a minha chamada ter sido considerada a n.º 1, quando liguei (propositadamente) já no final de um período de tempo pré-determinado pela apresentadora! Mais estranho ainda foi o facto de a dado passo a apresentadora anunciar “Linha aberta”, período em que pretensamente atenderá todas as chamadas. E aqui é que está o maior logro, porque liguei por duas vezes e deu-me o resultado já esperado, a mesma conversa de sempre: “A sua chamada é a número X. Tente de novo.”

Dá a impressão de estar tudo previamente decidido, com a apresentadora a reconhecer e a tratar pelo nome aqueles cuja chamada telefónica terá sido bafejada pela sorte.

Não haverá nenhuma entidade que fiscalize este tipo de programas das televisões e que as obrigue a ter um mínimo de decência? Se não há, deveria haver! Não é lícito tratar os telespectadores como uns atrasados mentais! Haja mais respeito pelas pessoas!

Eu deliberadamente gastei alguns euros, para testar a seriedade do concurso, mas outras pessoas poderão gastar muito dinheiro, iludidos com a promessa de ganhar facilmente uns milhares de euros.

Infelizmente este género de emissões vai sendo cada vez mais comum nas nossas televisões.



Nenhum comentário: