sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Linha do Tua palco de mais um acidente

FOTO Estela Silva/ LUSA
Uma composição da empresa Metro de Mirandela descarrilou esta manhã na Linha do Tua, próximo da localidade de Brunheda, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Uma mulher de 47 anos morreu e a maior parte das 50 pessoas que seguiam na composição ficaram feridas.
A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, deslocou-se ao local do acidente, tendo afastado liminarmente o cenário de encerramento definitivo da linha. A mesma governante anunciou a suspensão da circulação por tempo indeterminado, de modo a permitir a realização de estudos «capazes de verificar os problemas existentes e garantir a segurança» dos passageiros.
Ana Paula Vitorino considera «estranha» a sucessão de acidentes, pois, não parece haver indícios de deficiências profundas na infra-estrutura.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, afirmou, citado pela RTP, que «o encerramento definitivo é uma hipótese, se não houver segurança na Linha».
O presidente em exercício da Câmara Municipal de Alijó, Adérito Figueira, em declarações à TSF, responsabilizou a Refer pela falta de manutenção da Linha do Tua, sublinhando que, há cerca de 15 dias, técnicos da Refer estiveram no local do acidente a «fazer a manutenção».
Viajavam na automotora ligeira meia centena de passageiros, tendo-se verificado o descarrilamento entre as estações de Brunheda e Tralhão, no sentido da estação de Foz-Tua, cerca das 11h00. A composição havia saído de Mirandela às 9h37. A composição tombou para o seu lado esquerdo, o que atenuou as consequências do acidente, pois do outro lado é o leito do rio.
O que é um facto é que ao longo de mais de 100 anos não se verificaram acidentes dignos de registo naquela linha e agora em cerca de um ano e meio é já o quarto acidente do género.

Nenhum comentário: