sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Jornal O PRIMEIRO DE JANEIRO anuncia suspensão



Hoje é um dia triste para mim: foi anunciada a suspensão da publicação do jornal O PRIMEIRO DE JANEIRO, um diário já com 140 anos. E sinto-me triste porque tenho boas recordações deste jornal. Já na minha juventude o lia na minha aldeia, onde chegava pelo correio a um assinante, um senhor que estivera na I Guerra Mundial e que de lá voltara com uma perna de pau. Esse senhor deixava-nos ler o referido jornal e até fazer as palavras cruzadas, desafio de que eu e os meus colegas gostávamos muito.
Mais tarde, nos anos noventa, tornei-me colaborador do mesmo jornal e pouco depois também colunista, escrevendo quinzenalmente uma crónica sobre um assunto que eu próprio escolhia.
Depois de deixar de ser colaborador do jornal, continuei a lê-lo, sobretudo às segundas-feiras, quando o jornal era mais “rico”, pois trazia um suplemento muito interessante intitulado “Das Artes das Letras”.
A Directora do referido jornal, Nassalete Miranda, escreveu no Editorial: «Há períodos na vida das instituições, como na das pessoas, em que se precisa [de] parar um pouco para preparar o futuro.
O PRIMEIRO DE JANEIRO vai parar uns dias para ressurgir mais forte, com novo grafismo, com nova dinâmica.
»
Oxalá não seja a morte anunciada de um jornal de referência particularmente do Norte, mas também do País.

Nenhum comentário: