domingo, 12 de junho de 2011

Miami abre as portas a professores portugueses

Miami quer receber professores portugueses

Miami quer receber professores portugueses no próximo ano letivo, através de um acordo que está a ser negociado com as autoridades portuguesas, disse à Lusa o superintendente das escolas do principal distrito da cidade, quarto maior dos Estados Unidos.

“Sou uma pessoa muito impaciente. A partir da altura em que discuto alguma coisa, gosto de vê-la materializar-se. Temos algum tempo, mas adorava ter algo em prática no próximo ano letivo, que começa em agosto”, disse à lusa Alberto de Carvalho.

Português naturalizado norte-americano que dirige as escolas do condado de Miami-Dade desde setembro de 2008, Carvalho discutiu na terça-feira a preparação do memorando de entendimento, que está a envolver também o Instituto Camões, com o embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito.

Segundo disse à Lusa, o acordo está a ser moldado à semelhança de outros firmados com Espanha, Itália, França e Alemanha, que negociou diretamente ao longo dos últimos anos. Estes preveem intercâmbio de professores e aluno para ensino de diferentes programas e línguas em Miami.

“Com o Brasil, uma força económica tão potente e a crescer a cerca de 10 por cento ao ano, com um enorme contingente de emigrantes brasileiros e cerca de 70 mil portugueses a viver aqui no estado da Florida – 1,5 milhões no país – com um superintendente português do quarto maior sistema escolar, achamos que era altura de discutir o desenvolvimento de um acordo”, adiantou.

Agência Lusa

Nenhum comentário: