segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ainda não saímos desta e já é anunciada outra?!...

Roubini antecipa nova crise mundial em 2013

Mafalda Aguilar
13/06/11

Uma “tempestade perfeita” pode afectar a economia mundial a partir de 2013. O alerta é de Nouriel Roubini.

Falando numa conferência em Singapura, Roubini, o economista que ficou conhecido por antecipar a crise financeira dos EUA e a quem muitos conhecem como ‘Dr. Doom’, avançou com mais uma previsão pessimista para a economia mundial.

O professor da Universidade de Nova Iorque acredita que uma “tempestade perfeita” de problemas orçamentais nos Estados Unidos, abrandamento do crescimento da economia chinesa, reestruturação da dívida europeia e estagnação económica no Japão poderá travar o crescimento económico global a partir de 2013.

Segundo Roubini, a probabilidade de tal acontecer é de um terço.

“Já existem elementos de fragilidade. Todos os países estão a adiar a questão da elevada dívida pública e privada, e todos estes problemas poderão emergir o mais tardar em 2013”, afirmou.

Roubini alertou para o elevado défice dos Estados Unidos, que pode despertar a ‘fúria’ dos mercados contra a dívida do país, tal como aconteceu na Europa.

Questionado sobre a situação da Europa, Roubini prevê mais problemas, numa altura em que os líderes da região tentam encontrar uma solução para a crise grega e evitar o seu contágio a outros países.

O economista norte-americano defende que as autoridades precisam de reestruturar as dívidas da Grécia, da Irlanda e de Portugal o mais rápido possível, considerando que adiar essa decisão pode resultar num processo de ‘default’ “mais desordenado”.

Porém, o tema não é consensual na Europa, com a Alemanha a defender uma reestruturação da dívida com participação “substancial” de credores privados e o Banco Central Europeu (BCE) a rejeitar esta solução.

Nenhum comentário: