quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ANQ quer acelerar certificados das Novas Oportunidades

O presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Luís Capucha, reconheceu hoje que é preciso "acelerar" o ritmo da certificação de adultos para alcançar o objectivo de um milhão de certificados em 2010, no âmbito do Programa Novas Oportunidades.

Desde Novembro de 2006 até Novembro de 2008 tem havido uma média de 4000 adultos certificados por mês. "A este ritmo chegaremos a 2010 com 248.398 certificados", disse Luís Capuchas, no II Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades, considerando "impensável ficar com esta dinâmica". Luís Capuchas defendeu a necessidade de "crescer" para uma média de 29.900 adultos certificados por mês, o que significa que tem de se "multiplicar por sete" o número de certificados atribuídos para se atingirem as metas traçadas pelo Programa Novas Oportunidades.

Um comentário:

JT disse...

1 milhão de certificações até 2010. Certificações de quê, para quê? Vários responsáveis pelas certificações contaram-me da angustia que sentiam ao serem "obrigados" pelas chefias a certificar sistematicamente sem olhar a critérios. Quem ganhará com isto? O governo? Até quando? Até os próprios titulares do certificado perceberem que é uma fraude e que não serviu para nada? O país vai mudar algo por um milhão de pessoas ter de repente um certificado nas mãos sem terem feito nada mais para obter-lo do que simplesmente inscrever-se?
Que ganhará o Sr. Luís Capucha? Será que não tem um pingo de vergonha? E o resto do país, anda a dormir?