domingo, 11 de setembro de 2011

“Letivo” nuns manuais, “Lectivo” noutros?

Acordo ortográfico chega às escolas

Milhares de alunos vão começar, já este ano, a aprender uma nova ortografia do Português, mas as associações de pais estão preocupadas com o facto de o próximo ano ser “lectivo” para umas escolas e “letivo” para outras.

Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), indicou que no fim do primeiro período já se poderá avaliar a extensão do problema, agravado pela forte possibilidade de existirem na mesma sala de aulas livros com grafias diferentes.

Do lado dos docentes, contudo, parece não haver preocupações. “Não antevejo grandes problemas, vamos entrar numa fase de adaptação, transitória, mas da parte das escolas houve um trabalho de preparação bem feito”, refere o presidente da Associação Nacional de Professores, João Grancho.

No entanto, em declarações à agência Lusa, Albino Almeida, da CONFAP, prevê que “centenas ou milhares” de alunos façam o ano com manuais do ano passado, sem o novo acordo ortográfico. Almeida acrescentou que há autarquias que costumavam subsidiar a compra dos manuais e que agora estão a dizer “comprem-nos e nós depois reembolsamos”, mas que um investimento de centenas de euros em manuais está fora de questão para os rendimentos de muitas famílias.

Já a presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira, admite que pode haver “algumas confusões” e que a coexistência de manuais diferentes na mesma sala de aula vai exigir alguma preparação por parte dos professores. "Tudo o que é novo Implica reflexão e estudo, e os professores vão ter que se preparar, vai ser complicado pôr toda a gente a escrever, mas não são assim tantas as alterações”, considerou. O acordo será usado em todos os livros adoptados este ano para o 1.º e 2.º anos do primeiro ciclo do Ensino Básico.

Segundo uma das principais editoras do sector do livro escolar, a Porto Editora, a assimilação da nova maneira de escrever nos manuais “está a decorrer tal como foi definido, em 2010, pelo Ministério da Educação, em articulação com a Comissão do Livro Escolar da APEL, num calendário que terminará no ano lectivo de 2014/2015”.

No 4.º ano do Ensino Básico, os manuais de Matemática já deverão ter a nova ortografia. Tal como todos os do 5.º — à excepção de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica.

Quanto ao 6.º ano, os alunos já vão aprender em livros adaptados ao novo acordo em todas as disciplinas, excepto as de Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica.

Nenhum comentário: