quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Olha como eles mudam!...

PS incentiva professores a processar Ministério

«Há professores que estão irremediavelmente prejudicados», diz vice-presidente da bancada parlamentar socialista

O PS incentivou, esta quarta-feira, os docentes prejudicados no processo de colocação de professores a accionarem os mecanismos legais para responsabilizarem o Ministério da Educação e acusou o Governo de gerar «um embuste político».

A posição dos socialistas foi assumida na Assembleia da República pela vice-presidente da bancada Odete João, considerando que muitos docentes foram prejudicados e enganados pela informação disponibilizada, concorrendo a horários mensais em vez de anuais.

«Há professores que estão irremediavelmente prejudicados e espero que accionem os mecanismos legais no sentido da responsabilização do Ministério da Educação. O Ministério da Educação está a descartar a responsabilidade para as escolas, quando sabe perfeitamente que isso não é verdade», declarou a dirigente do Grupo Parlamentar do PS.

Em declarações aos jornalistas, Odete João considerou que este caso configura «um embuste político, porque muitos docentes, ao concorreram para horários até ao final do ano, têm na plataforma informática que são horários mensais».

«Esses professores foram enganados sobre a informação que lhes foi disponibilizada, gerando uma grande burocracia nas escolas, que estão a ser inundadas por telefonemas de professores a perguntarem se os seus horários são para um mês ou para o ano todo. Esta situação está a prejudicar a actividade docente, cria uma nova categoria de precários na actividade, gera instabilidade nas escolas e prejudica os alunos», frisou a deputada do PS.

Segundo a vice-presidente da bancada socialista, a partir de agora, a solução «é voltar» ao sistema antigo «em que se explicitava o fim dos contratos ¿ situação que deve estar plasmada na plataforma informática a que os professores acedem».

TVI24

Nenhum comentário: