quarta-feira, 5 de junho de 2013

Começo a ficar farto!...



Começo a ficar farto de ouvir comentadores políticos que defendem que os Professores não devem fazer greve aos exames, porque isso prejudica os alunos! Hoje foi Bagão Félix, no seu habitual espaço semanal na SIC Notícias.
Para essas pessoas, o melhor era mandar fazer um referendo para ser escolhida a melhor altura para os professores fazerem greve… Calculo que seria escolhida uma altura em que a greve não tivesse qualquer impacto e que, portanto, não prejudicasse ninguém!...
Os motoristas, os maquinistas, os pilotos, os médicos, etc, todos podem fazer greve, mas os professores é que não. Ora essa! Então os professores são alguns escravos, sem quaisquer direitos?
Escreveu Vergílio Ferreira, ilustre escritor que também desempenhou funções docentes, em «Signo Sinal» (1979): «Não se trata (…) de um professor ser um escravo a quem se dá uma esmola de escravo. Imagine só que todo o professorado fazia greve. Desmoronavam-se os impérios.»
Nuvens negras se avizinham, causando temor aos Professores. É preciso estarmos unidos e vigilantes.
Relembro o que disse um dia William Shakespeare: “Para ser-se verdadeiramente grande, é preciso não vibrar sem grandes razões; mas é preciso também saber lutar por um palha quando a honra está em causa.”

Nenhum comentário: