quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

É desta que o AO vai à vida?


Ninguém quer o acordo ortográfico

Notícia de última hora para todas as crianças que estão a aprender segundo o último acordo ortográfico, para todos os professores que estão a preparar aulas segundo o último acordo ortográfico, para todas as editoras que estão a lançar livros segundo o último acordo ortográfico, para todas as empresas que passaram a fazer a sua comunicação segundo o último acordo ortográfico e, de forma geral, para todos os portugueses que estão a tentar esforçadamente mudar a forma como sempre escreveram para obedecerem às regras do último acordo ortográfico: esqueçam o último acordo ortográfico.

Esta semana, a poucos dias do fim do prazo, o Brasil anunciou que pretende adiar a aplicação desse acordo de 2013 para 2016. Mas não anunciou apenas isso. O ministro da Educação brasileiro afirmou que esses três anos não vão servir para preparar a aplicação do acordo – vão servir para o contrário. Segundo ele, o acordo actual está “muito aquém do que se poderia” fazer.

O senador Cyro Miranda, que pertence às comissões de Educação e de Relações Exteriores, foi ainda mais claro: “Além de o novo acordo ter sido muito mal feito, os professores ficaram de fora. Precisamos de rever tudo. O novo acordo tem tantas excepções que os professores não sabem o que vão ensinar.” E não foi tudo: o senador deu a entender que o Governo brasileiro quer convencer os outros países, incluindo Portugal, a fazerem uma mudança total do acordo. Alguns desses países serão fáceis de convencer. Angola, por exemplo, já mostrou várias vezes que está contra o acordo.

Os governos portugueses acharam que a melhor estratégia para impor o acordo ortográfico aos críticos era avançar a 200 km/hora, contra todos os obstáculos, contra todas as dúvidas e contra todos os avisos. Agora, quando se olha para trás, percebe-se que ninguém o seguiu.
_________________________
SÁBADO  13 DEZEMBRO 2012

2 comentários:

António de Macedo disse...

Um dos grandes culpados da desgraça este país, de há muito tempo para cá, é a casmurrice demencial dos governentes que apostam sistematicamente nas piores e mais degradantes soluções.
O que se passa com o Acordo ortográfico é mais uma vez um caso de “orgulhosamente sós”, de triste e trágica memória.
Na véspera de ter saído na SÁBADO este artigo, enviei ao Primeiro-Ministro uma missiva onde o alertava para isso mesmo, e que pode ser vista na minha página do Facebook:
http://www.facebook.com/antonio.demacedo.73

Anônimo disse...

Creio que está equivocado.
Aquilo que se diz é que o Brasil vai adiar o fim do prazo do fim do período transitório e não a aplicação, porque o AO já está a ser aplicado no Brasil, tal como cá.