segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quem assumirá as culpas?


A recente discussão na discussão da Assembleia da República mostrou que o ministro das Finanças é mais político do que parecia inicialmente. O brincar com as palavras pode ter graça uma vez, mas deixa de a ter quando se trata de brincar com o futuro das pessoas. Ao sublinhar que os subsídios de Natal e de férias estão suspensos até 2015 e que depois poderão regressar «gradualmente» está a brincar connosco, pois é um roubo descarado que sofremos, sem possibilidade de vir a recuperar o perdido. E a pretensa seriedade do Governo lá se vai por água abaixo.
Ainda se admitiria se o Governo atribuísse a todos a quem é retirada uma parte do seu vencimento e os respectivos subsídios um título que o habilitasse a reaver as quantias retiradas durante o seu tempo de vida ou então aos seus descendentes. Ora sem isto suceder, trata-se de um verdadeiro roubo, conforme tem sido enfatizado por muitos.
O que é mais estranho é que a Democracia parece ter sido suspensa, pois nenhuma lei – inclusive a lei suprema, a Constituição da República – serve para refrear os desejos do Governo. Tudo lhe é permitido ao serviço dos desígnios da Troika.
Ficarão os Portugueses calmos e serenos ao ver o País a empobrecer e não se vislumbrar qualquer luz ao fundo do túnel, apesar dos sacrifícios que estão a ser feitos? Esperemos para ver, mas acredito que a situação se poderá tornar explosiva. A pobreza grassa e as pessoas não vão ficar indiferentes em situações dramáticas. Lembremo-nos do que aconteceu recentemente na Grécia, tendo-se suicidado um cidadão desesperado com a situação e não aguentando mais viver em tais moldes. A Pátria da Democracia vai dando sinais daquilo que as políticas de austeridade vão provocando. Contudo, os responsáveis da Troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) parecem ignorar os efeitos nefastos das políticas por eles desenhadas, esquecendo-se de que aquilo que poderá ter resultado noutras épocas poderá falhar agora. E se assim acontecer, o que é o mais provável, quem assumirá as culpas?

Nenhum comentário: