quarta-feira, 30 de julho de 2008

Exército ‘invade’ Cabeceiras

Decorre em Cabeceiras de Basto, desde o dia 24 de Julho, o exercício final de aprontamento – Pristina 082 – do Agrupamento Mike/Brigin que integrará a Kosovo Force (KFOR), a força multinacional, liderada pela NATO e responsável por estabelecer e manter a segurança no Kosovo.
Os cerca de 300 militares que integram o batalhão que Portugal vai enviar para aquele território desenvolvem no terreno a capacidade de planear e controlar operações, que integram, entre outras, o controlo de tumultos, a reacção a emboscadas e a ataques de ‘snipers’, escoltas de colunas militares e humanitárias e acções de demonstração de força.
Os militares montaram o ‘quartel-general’ nas instalações da Escola EB 2 . 3/ S local, tendo atraído a curiosidade dos habitantes desta vila, os quais vão seguindo as movimentações.
Foi montada uma exposição na Casa da Cultura, na qual estão presentes mostras heráldicas do Regimento de Cavalaria 6 (RC6), da Brigada de Intervenção e das Forças Nacionais destacadas para os Teatros de Operações da Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Timor-Leste. Os visitantes podem ver uma mostra de materiais, equipamentos, armamento e fardamento utilizados pelo Exército Português e pelo Agrupamento Mike. Nos jardins da praça principal da vila, encontram-se em exposição uma viatura Blindada de Rodas PANDUR II 8x8, uma viatura Blindada de Rodas V-200 Chaimite e uma Auto-metralhadora V-150 Cadillac Gage, decorrendo actividades radicais (escalada, rappel e slide), sob orientação dos militares.
O exercício “Pristina 082” decorre em Cabeceiras de Basto dado que «o cenário pretende retratar, o mais fielmente possível, as características do Kosovo, com todas as especificidades inerentes a um teatro de operações», referiu uma fonte daquela força militar ao jornal “Diário do Minho”.
Este exercício em Cabeceiras da Basto terminará amanhã, com uma cerimónia militar, a partir das 12 horas, seguindo-se a demonstração de capacidades do Agrupamento MIKE/BrigInt/KFOR.
Com um total de 290 elementos, esta força militar integra 29 oficiais, 56 sargentos e 205 praças, sendo o grosso do contingente oriundo da região centro.

Nenhum comentário: