terça-feira, 31 de julho de 2012

Não lhes ofereciam protector solar?


RSI: 22 recusaram trabalhos propostos pela Câmara do Porto

A Câmara do Porto revelou esta segunda-feira ter comunicado à Segurança Social, para efeitos de corte do Rendimento Social de Inserção (RSI), que 22 beneficiários daquele apoio recusaram os trabalhos propostos pela autarquia, no âmbito do programa Contrato-Emprego-Inserção+.

sábado, 28 de julho de 2012

Contestação dos docentes não preocupa MEC...

O ministro da Educação desvalorizou a contestação dos professores, apontando que “não é tão grande assim” e que é a normal no seio de um processo de negociação, salvaguardando estar a trabalhar para resolver os problemas.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Qual será melhor: comer menos ou fazer mais exercício físico?


Investigadores usaram uma tribo de caçadores da Tanzânia para perceber a obesidade e concluiram que “a grande razão pela qual os ocidentais estão a ficar gordos é porque comem demasiado – não tanto porque se exercitam de menos”.

O drama de adormecer professor efectivo e acordar sem horário


Não ficam desempregados, como os professores contratados, mas não sabem o que farão em Setembro. Mudanças como a revisão dos currículos e o aumento do número de alunos por turma deixaram milhares com horários zero, ou seja, sem aulas para dar. Tinham uma situação que julgavam estável e uma escola que consideravam sua. Do ministério dizem que muitos serão “repescados”; eles aprendem a viver com a incerteza. 

«Motivação dos professores diminuiu nos últimos três anos»


Estudo da Universidade do Minho revela que o excesso de burocracia, a falta de reconhecimento da profissão, as constantes alterações legislativas e o congelamento da carreira têm contribuído para uma diminuição da realização profissional da classe docente.
Fonte: Educare.pt

quarta-feira, 25 de julho de 2012

«O Polvo»

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tentativa de anestesiar o sofrimento já causado?


De: Direção (DREN) <direcao@dren.min-edu.pt>
Data: 18 de Julho de 2012 23:04
Assunto: ORIENTAÇÕES PARA DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO LETIVO – VERSÃO RETIFICADA
Para:
(...)
Exmo.(a) Senhor(a)
Diretor(a) / Presidente de CAP 
Para os devidos efeitos, envio a V. Exa., em anexo, o documento “ORIENTAÇÕES PARA A DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO LETIVO – VERSÃO RETIFICADA”, da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar.
Nestes termos deverá considerar sem efeito a versão anteriormente enviada.
Com os melhores cumprimentos,
João Grancho
Diretor Regional

domingo, 15 de julho de 2012

domingo, 8 de julho de 2012

Carta aberta ao reitor da Universidade Lusófona


Ex.mo Reitor,
Foi com grande satisfação que soube que a Universidade Lusófona conferiu uma licenciatura em Ciência Política ao Dr. Miguel Relvas em apenas 14 meses, reconhecendo dessa forma a sua elevada estatura intelectual. Sempre sonhei com o alargamento das Novas Oportunidades ao Ensino Superior e fiquei muito feliz por terem dado o devido valor à cadeira de Direito que o senhor ministro fez há 27 anos com nota 10. Depois, naturalmente, o processo foi "encurtado por equivalências reconhecidas" (palavras do Dr. Relvas), após análise do seu magnífico currículo profissional.
É dentro desse mesmo espírito que vinha agora solicitar igual tratamento para a minha pessoa. Embora seja licenciado pela Universidade Nova com uns simpáticos 17 valores, a verdade é que o curso levou--me quatro anos a concluir e o Jornalismo anda pela hora da morte. Nesse sentido, e após análise da oferta disponível no site da universidade, venho por este meio requerer a atribuição do grau de licenciado em: Animação Digital (tenho visto muitos desenhos animados com os meus filhos), Ciência das Religiões (às vezes vou à missa), Ciências Aeronáuticas (já viajei muito de avião), Ciências da Nutrição (como imensa fruta), Direito (fui duas vezes processado), Economia (sustento uma família numerosa), Fotografia (tiro sempre nas férias) e Turismo (visitei 15 países). Já agora, se a Universidade Lusófona vier a ministrar Medicina, não se esqueça de mim. A minha mulher é médica, e tendo em conta que eu durmo com ela há mais de dez anos, estou certo de que em seis meses posso perfeitamente ser doutor.
Respeitosamente,
João Miguel Tavares

sábado, 7 de julho de 2012

Agora é a doer?


   A maioria PSD/ CDS no Parlamento aprovou hoje o novo Estatuto do Aluno e da Ética Escolar proposto pelo Governo, tendo todos os deputados da oposição votado contra.
O novo Estatuto do Aluno introduz sanções para os pais de estudantes faltosos e agrava castigos a alunos que infrinjam as regras.
SOL

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A qualidade do ensino estará em causa?


A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e as associações de directores e dirigentes escolares manifestaram hoje preocupação com a qualidade do ensino no próximo ano lectivo face à escassez de recursos e às orientações de última hora.
         PÚBLICO

As dificuldades do costume


Os alunos que realizaram exames de Língua Portuguesa, no 9.º ano, e de Português, no secundário, revelam dificuldades no uso da língua materna, conclui o relatório sobre os Exames Nacionais de 2011, publicado pelo Gabinete de Avaliação Educacional (Gave), do Ministério da Educação e Ciência.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Este Ministério é tão amigo dos docentes!...

No sítio do Ministério da Educação e Ciência é justificada a apresentação das metas curriculares e anunciada a sua consulta pública até ao dia 23 de Julho:
«Para a realização das metas foi constituída uma equipa de coordenação e cinco grupos de trabalho, um por cada disciplina.
A elaboração da proposta de metas curriculares baseou-se na experiência, nas boas práticas de ensino, em estudos científicos e teve em conta as metas que têm sido estabelecidas em países com boas referências nas práticas de ensino.
Como princípios orientadores estabeleceu-se que as metas deveriam identificar os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas, respeitando a ordem de progressão da sua aquisição. Houve a preocupação de as formular de forma clara e precisa, de forma que os professores saibam exatamente o que se pretende que o aluno aprenda.
Neste contexto, as metas que agora se apresentam serão uma referência da aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada disciplina, por ano de escolaridade, sendo um documento normativo de utilização obrigatória a partir do ano letivo 2013/2014. As metas terão no próximo ano letivo carácter indicativo, mas são fortemente recomendadas.
Os documentos agora elaborados representam um meio privilegiado de apoio à planificação e organização do ensino, constituindo uma ajuda na escolha das estratégias e metodologias a seguir pelo professor. Devem ser uma referência para os encarregados de educação no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus educandos. Serão referencial para a avaliação interna e externa, com especial relevância para o GAVE.
As Metas Curriculares estarão a partir de hoje disponíveis na página da internet do Ministério da Educação e Ciência e ficam em consulta pública até 23 de julho. Os contributos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: metas.curriculares@mec.gov.pt. No início de agosto será divulgada a versão final destes documentos, com a integração dos contributos entretanto recebidos, depois de uma análise rigorosa por parte de cada um dos respetivos grupos de trabalho.
O Ministério da Educação e Ciência está ciente da importância desta medida que, conjugada com a Revisão da Estrutura Curricular, será decisiva para o futuro da educação e contribuirá para uma maior eficácia do ensino em Portugal. Estamos certos que será concretizada com o empenho e a dedicação dos nossos professores, dos alunos, dos encarregados de educação e de toda a comunidade educativa.»
Comentário: O Ministério da Educação e Ciência assume que os docentes não sabem estabelecer as metas nas suas áreas disciplinares, mas não as apresenta em relação a todas as disciplinas… As outras não são importantes?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cada vez mais autonomia… no papel


Ministério da Educação e Ciência
Procede à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, que aprova o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário

Trás-os-Montes na mira da indústria francesa de perfumaria

Qual é o azeite português que está entre os melhores do Mundo?

domingo, 1 de julho de 2012

Proposta de metas gera críticas

As dificuldades serão castigadas...