segunda-feira, 21 de março de 2011

A carta

PEC IV

Leia a carta do compromisso assumido por Sócrates com Bruxelas

Económico
19/03/11 16:21

São doze páginas que mostram o compromisso que Sócrates assumiu com Bruxelas e com o BCE.

O Governo enviou às autoridades europeias um documento de 12 páginas onde Sócrates se compromete com a aplicação das novas medidas de austeridade, anunciadas em Portugal pela primeira vez a 11 de Março.

No documento, que está disponibilizado no próprio ‘site’ do Governo, surgem por diversas vezes as palavras ‘committed’ e ‘full commitment’, que ilustram bem o grau de compromisso assumido por Portugal perante as autoridades europeias.

O PSD, pela voz de Miguel Relvas, disse ao Expresso que “se for verdade o compromisso escrito, o primeiro-ministro enganou o País e os parceiros europeus”.

Já o gabinete do primeiro-ministro desvaloriza o valor do “compromisso” que diz serem “cartas pró-forma” e “formalidades normais”. Ou seja, na prática, o Governo mantém que continua disponível para negociar com a oposição, apesar dos compromissos assumidos em Bruxelas e em Frankfurt.

O semanário diz que o pacote das novas medidas de austeridade foi formalmente comunicado, por escrito, ao BCE e à Comissão Europeia no dia 10 de Março, acompanhado por uma carta dirigida a Jean-Claude Trichet e a Durão Barroso, assinada pelo primeiro-ministro José Sócrates.

Nenhum comentário: