quinta-feira, 24 de março de 2011

Nunca é tarde para fazer o que ainda não foi feito…

De repente, todos os partidos parecem ter acordado para a necessidade de suspender o actual modelo de Avaliação do Desempenho dos Docentes, gizado pelo Governo de Sócrates para tramar os Professores, já que passam mais tempo em tarefas burocráticas do que naquilo que realmente lhes interessa: o ensino-aprendizagem das crianças e jovens.

A aplicação deste sistema tem envenenado o clima relacional nas escolas. Por isso é meritória a iniciativa dos vários partidos políticos da Oposição, que há muito poderiam ter resolvido esta questão. Mas mais vale tarde do que nunca. Se conseguirem o objectivo, tal como eu o espero, prestam um serviço relevante à Nação. Não foi para isso que foram eleitos?

Aqui fica a recolha das iniciativas legislativas, um trabalho do Ricardo Montes, do blogue Professores Lusos.

Projecto de Lei n.º 540/XI (BE) — Estabelece um modelo integrado de avaliação das escolas e do desempenho de educadores e docentes do ensino básico e secundário.

Projecto de Resolução n.º 470/XI (CDS-PP) Sobre a aplicação da apreciação intercalar da avaliação do desempenho do pessoal docente e consequente alteração dos mecanismos de avaliação.

Projecto de Lei n.º 571/XI (PCP) — Revoga o actual modelo de avaliação de desempenho docente e inicia a negociação sindical para um novo modelo de avaliação orientado para a melhoria da qualidade do ensino.

Projecto de Lei n.º 575/XI (PSD) — Suspensão do actual modelo de Avaliação do Desempenho de Docentes.

Projecto de Resolução n.º 497/XI (PSD) — Princípios a que deve obedecer o novo quadro legal da avaliação e da classificação do desempenho das escolas e dos docentes.

Nenhum comentário: