segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Governo à procura dos louros…

Educação

Governo salienta redução para metade do abandono e insucesso escolar

24.08.2009 - 09h06 Lusa

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou hoje que os resultados escolares do ano lectivo 2008/2009 revelam uma “redução para metade do abandono e insucesso escolar” nos últimos anos.

“O mais importante é a redução para metade do abandono e insucesso escolar. Os dados deste ano apontam para uma redução consolidada”, afirmou à Lusa Maria de Lurdes Rodrigues.

“Atingimos valores muito significativos, que têm como consequência o aumento do número de alunos naqueles anos em que o insucesso e o abandono eram mais sentidos, naqueles anos de escolaridade em que se vinha a perder alunos há mais de uma década”, sublinhou.

A taxa retenção no ensino básico atingiu sete por cento no último ano lectivo, e no caso do ensino secundário 18 por cento.

“Atendendo a que, no passado, a taxa de insucesso no ensino básico foi da ordem dos 14/13 por cento e que no caso do ensino secundário foi da ordem dos 35/36 por cento, o que podemos considerar é que reduzimos para metade o insucesso e o abandono em todos os níveis de ensino e em todos os ciclos de escolaridade”, afirmou a ministra.

Maria de Lurdes Rodrigues atribui esta evolução a “um conjunto de medidas que permitiram às escolas e aos professores dispor dos meios para combater as dificuldades de aprendizagem e o insucesso escolar”.

“Atribuo a medidas como os planos de recuperação, os cursos de educação e formação, generalização de currículos alternativos, o maior tempo de trabalho dos professores com os alunos, mas também a estratégias que foram desenvolvidas pelas escolas de ir buscar os alunos ao abandono”, argumentou.

“Tivemos nestes dois últimos anos, mais de 60 mil alunos que estavam fora da escolaridade obrigatória e que as escolas acolheram e procuraram criar condições para que concluíssem o nono ano”, acrescentou.

Fonte: PÚBLICO


Comentário:

Com tantos entraves à realização de uma avaliação séria e que reflicta a realidade, o estranho seria se o insucesso escolar não tivesse baixado!

Em ano de eleições, estes resultados assentam como uma luva ao Governo, que assim colhe os louros desta situação, deixando subjacente que as suas medidas na área da Educação foram as mais adequadas. Não foram!

Continuamos no reino do faz-de-conta… O Governo a fingir que governa bem, os resultados dos alunos a dar a aparência de que o sucesso escolar tem vindo a subir…

À semelhança de um reino panglossiano, todos fingimos que “tudo corre pelo melhor no melhor dos mundos”…

Nenhum comentário: