quarta-feira, 22 de julho de 2009

Paul H. Hirst: «O que é ensinar?»

(…) Ensinar é, tecnicamente falando, uma actividade polimorfa, o que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes. As suas similares são actividades como trabalhar e jardinar, comparações explícitas estas que podem ajudar o processo de clarificação do conceito de ensino. O que tem uma pessoa de fazer para estar a trabalhar? Conduzir um camião, operar com um torno mecânico, resolver problemas matemáticos, tirar cerveja, todas estas actividades constituem trabalho. Na verdade, qualquer actividade pode em princípio constituir uma possível forma de trabalho. Por seu lado, a jardinagem é muito mais limitada. Cavar, cortar a relva, podar, são actividades de jardinagem. Quando se está a jardinar não se pode estar a fazer qualquer coisa, como acontece quando se está a trabalhar.

E que se passa no que diz respeito ao ensino? Está o ensino mais próximo do trabalho ou da jardinagem? Por um lado, ensinar pode tomar tantas formas diferentes que, como no caso do trabalho, parecer não existir nenhum limite para as actividades que ensinar pode envolver. Permanecer de cabeça erguida pode fazer parte do ensino de alguma coisa, assim como dirigir e operar um torno mecânico ou resolver um problema. Se olharmos para toda a extensão das coisas que podem ser ensinadas, parece que qualquer actividade poderia fazer parte da actividade de ensino. As actividades que podem estar envolvidas numa circunstância particular de ensino dependem daquilo que exactamente está a ser ensinado. Poderíamos ainda referir que embora ensinar, por exemplo, a guiar, possa envolver guiar, quando se ensina a guiar tem de se fazer mais alguma coisa do que apenas guiar. Por exemplo, teremos de demonstrar o que é guiar. O que parece implicar que, embora qualquer actividade possa ser subsumida sob a noção de ensino, para que haja ensino, essa actividade tem de ser levada a cabo de um modo especial. O que, por sua vez, sugere que todas as actividades que podem fazer parte do ensino devem ocorrer no contexto das actividades específicas mencionadas anteriormente, tais como demonstrar, provar, dizer, etc.

Paul H. Hirst, O que é ensinar?

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